Esta pomada é indicada para dores musculares, dores artríticas, contusões. Receita de Christina Anthis (Herbal Academy of New England).
1. Colocar o azeite e as especiarias num recipiente e levar ao lume (brando) em banho-maria durante 30 a 60 minutos.
2. Retirar do lume e coar com um saco ou coador de pano. Espremer bem.
3. Colocar o óleo infuso e a cera de abelha num recipiente e levar ao lume em banho-maria para derreter a cera. Retirar do calor quando a cera de abelha estiver completamente derretida. Se quiser adicionar óleos essenciais, faça-o nesta fase.
4. Deitar a mistura em boiões de vidro e deixar arrefecer. Quando a pomada arrefecer tapar os boiões e conservá-los em local escuro enquanto não estão a ser utilizados.
Fazer uma massagem com uma pequena quantidade desta pomada nos músculos ou articulações doridos. Se utilizar esta pomada para dores crónicas/artrite, recomenda-se a utilização diária (pode levar uma a duas semanas até começar a ver resultados).
PIMENTA-DE-CAIENA
Os principais ingredientes activos são os capsaicinóides, particularmente a capsaicina, que quando aplicada sobre a pele é um analgésico eficaz. A aplicação regular de uma pomada à base de capsaicina é muito eficaz no alívio de dores artríticas.
GENGIBRE
As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do gengibre podem ajudar a aliviar dores musculares e as dores crónicas associadas à artrite.
AÇAFRÃO-DA-ÍNDIA (curcuma)
Tem sido utilizada há milhares de anos na medicina indiana e chinesa. A curcumina é o seu principal componente activo que actua como agente anti-inflamatório. Quando aplicada sobre a pele alivia a dor e a inflamação dos músculos e articulações.
Nota: Estas informações destinam-se a fins educacionais e não substituem, de forma alguma, aconselhamento com um profissional de saúde.
Os ingredientes desta pomada por si só já tornam a pomada eficaz mas poderá também adicionar óleos essenciais, como por exemplo, o óleo essencial de gengibre, pimenta preta, gaultéria…
- Não utilizar internamente.
- Não aplicar a pomada em feridas ou cortes abertos.
- Não utilizar esta pomada se estiver grávida ou a amamentar.
- Manter afastado das crianças
- Evitar contacto com os olhos e mucosas
- Lavar muito bem as mãos depois de utilizar esta pomada, ou utilizar luvas durante a aplicação
- Experimentar previamente a pomada numa área pequena se não provocar desconforto prolongado, aumente a área de aplicação.
- Se utilizar esta pomada nas mãos, evitar tocar nos olhos e no nariz, deixar a pomada actuar durante alguns minutos e depois lavar muito bem as mãos.