Muitos produtos de higiene feminina são produzidos com fibras sintéticas, polímeros super-absorventes, perfumes e outros ingredientes potencialmente nocivos e irritantes. Mesmo o algodão convencional pode ser prejudicial uma vez que “é um dos produtos agrícolas em cuja produção são usadas enormes quantidades de pesticidas e outros agrotóxicos. Estas substâncias estão presentes nos tampões” e nos pensos higiénicos e “podem ser absorvidas pela mucosa vaginal de forma cumulativa” (leiam mais sobre este artigo da esmeralda azul aqui).
Os tampões podem conter pelo menos duas substâncias nocivas à saúde: a dioxina e a viscose. A dioxina é uma substância química resultante do processo de branqueamento e que pode causar problemas graves às mulheres, uma vez que está associada ao risco de cancro, é tóxica para o sistema reprodutor e está também associada à endometriose e a alterações do sistema imunitário. A viscose ou rayon é uma fibra sintética altamente absorvente e quando deixada no interior da vagina (caso os tampões não tenham véu de segurança) pode favorecer o aparecimento de TSS (Síndrome do Choque Tóxico).
O algodão biológico, também conhecido em alguns países como algodão orgânico, é aquele que foi cultivado sem recurso a pesticidas ou fertilizantes químicos, por isso é mais saudável e tem menos impacto sobre o meio ambiente. Desta forma, os produtos de higiene íntima em algodão biológico são uma boa opção para quem pretende alternativas mais saudáveis e amigas do ambiente.
O copo menstrual é um produto inovador e ecológico para a higiene íntima feminina. Trata-se de um copo de silicone para utilizar (e reutilizar) durante o período menstrual. A sua utilização tem benefícios ao nível da saúde, ambiente e económicos:
o silicone é hipoalergénico e aprovado pela FDA, não contém latex, químicos, gel absorvente ou agentes branqueadores;
ecológico e económico (com a devida manutenção pode ser utilizado durante anos – poupamos dinheiro e o ambiente);
conveniente e confortável (quando inserido correctamente pode manter-se entre 8-12 horas).
Commenti