top of page
Foto do escritorCatarina Sotero

Preparem-se para o tempo frio II


preparem-se-para-o-tempo-frio-ii-1

As plantas têm sido utilizadas desde sempre para a alimentação e para fins medicinais. Uma das formas de utilizar as plantas medicinais é através de infusões e decocções, que podem ser bebidas ou aplicadas externamente.

Infusões (quantidade padrão): 1 colher de chá de planta seca para uma chávena de água. Aquecer um recipiente com água até ferver, juntar a planta, deixar em infusão durante 5-10 minutos e depois coar1.

Decocções (quantidade padrão): 20 g de planta seca para 750 ml de água fria, reduzida a cerca de 500 ml depois de fervura em lume brando. Colocar as plantas numa panela, cobrir com água fria e deixar ferver em lume brando cerca de 20 a 30 minutos1.

SALVA é eficaz para tratar a garganta inchada e inflamada na forma de infusão, que deve ser gargarejada3.

EQUINÁCEA é uma das mais importantes plantas medicinais do Mundo. A investigação demonstrou que tem capacidade para aumentar a resistência do organismo a infecções bacterianas e virais graças à estimulação do sistema imunitário. Para tratar infecções de garganta gargarejar com 50 ml de decocção da raiz, 3 vezes por dia1.

TOMILHO é excelente para combater os primeiros sinais de gripe ou constipações e para qualquer tipo de problemas respiratórios, tosse e garganta inflamada3. Podem-se tomar 5 a 6 chávenas de infusão por dia2. Em caso de tosse e catarro é muito eficaz tomar uma infusão com tomilho e 1/2 colher de café de feno-grego. Se o nariz estiver entupido fazer uma decocção de tomilho, mergulhar o nariz nessa decocção tépida e aspirar, uma narina de cada vez, e 5 ou 6 vezes cada narina, 2 ou 3 vezes por dia2. Mascar tomilho também ajuda em caso de dores de garganta, anginas, amigdalites2.

PERPÉTUA ROXA usa-se em infusão como expectorante e anti-inflamatório, para aliviar o catarro, tosse, dores de garganta.

Outra Sugestão

Bibliografia:

1 Chevalier, Andrew (1998). Enciclopédia de plantas medicinais. Lisboa : Selecções do Reader’s Digest.

2 Dextreit, Raymond (1989). A argila que cura: uma vida da medicina natural. Edições Itau.

3 Pitman, Vicki (1996). Fitoterapia: as plantas medicinais e a saúde. Lisboa: Editorial Estampa.

Créditos da imagem: Andreas Krappweis

Nota: Evitar durante a gravidez: salva, tomilho e milefólio; evitar se sofre de epilepsia: salva. Se tiver algum problema de saúde, se tomar alguma medicação ou se estiver grávida, consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de utilizar remédios à base de plantas. A Informação contida nesta rubrica destina-se a fins educacionais e não substitui, de forma alguma, aconselhamento com um profissional de saúde.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia no Verão

Os óleos essenciais são muito úteis para levares contigo nas férias ou para utilizares nestes meses de calor. Estes podem ser utilizados...

Comentários


bottom of page