O ALECRIM estimula e favorece o sistema circulatório e nervoso; esta planta ajuda a recuperar de stress prolongado e fadiga (intelectual e física) e estimula as capacidades intelectuais. A inalação ou difusão de algumas gotas do óleo essencial produzirá uma sensação de clareza mental.
O óleo essencial diluído, pode ser utilizado em massagens e banhos para aliviar dores reumáticas, e os músculos cansados e tensos.
As inalações de vapor são indicadas para problemas respiratórios.
A infusão é tradicionalmente utilizada nas perturbações do fígado sendo também indicada para dores de cabeça (50 ml de 3 em 3 horas).
O alecrim auxilia a digestão e o seu aroma fresco é óptimo para condimentar carnes, biscoitos, sobremesas, azeites e vinagres.
A infusão friccionada no couro cabeludo, estimula o crescimento do cabelo. Aliás o alecrim revela-se útil nos casos em que a saúde dos cabelos se encontra debilitada e no combate à caspa. O óleo essencial diluído ajuda a tonificar a pele e a combater a celulite.
O extracto de alecrim é um conservante natural que reduz a taxa de oxidação em óleos e quando adicionado a preparações cosméticas aumenta o tempo de vida útil das mesmas.
Colocar ramos de alecrim nos armários de roupa ajuda a afastar as traças.
Fontes consultadas:
Chevallier, Andrew (1996). Enciclopédia de plantas medicinais: guia prático demais de 550 plantas medicinais e respectivas aplicações. Selecções do reader´s digest.
Davis, Patricia (1996). Aromaterapia. São Paulo: Martins Fontes.
Lipp, Frank J. (1997). O simbolismo das plantas. Lisboa: Círculo de Leitores.
Fotografia: Zsuzsanna Kilian
Comentários