No dia de 16 de Outubro, dia Mundial da Alimentação, estivemos no Seminário Alimentação e Prevenção das doenças organizado por Portugal na Mala, onde tivemos a oportunidade de conhecer a Fernanda Botelho autora do livro as Plantas e a Saúde disponível na nossa loja online. A palestra da Fernanda foi muito interessante e prática: pudemos ver, cheirar e até provar algumas das plantas, ao mesmo tempo que aprendemos dicas e sugestões de utilização.
Aqui fica um resumo do que aprendemos e que completámos com algumas informações do livro e do blog da Fernanda.
O óleo de onagra é rico em ácidos gordos essenciais e é um excelente regulador hormonal . É ainda útil em todo o tipo de problemas de pele.
A bardana é indicada para tratar o acne sobretudo dos rapazes durante a adolescência.
A urtiga é um excelente remineralizante do organismo, rica em antioxidantes, vitaminas e sais minerais. Tem propriedades antioxidantes, antifúngicas e é hemostática sendo excelente para estancar hemorragias (basta esmagar as folhas e aplicar). É uma das plantas que pode ser utilizada contra a retenção de líquidos sendo portanto recomendada como desintoxicante do organismo. Além da infusão, esta planta pode, por exemplo, ser adicionada a sopas.
As malvas são boas para tratar qualquer tipo de inflamação. São também úteis em todo o tipo de irritações de pele: dermatites, eczemas… e problemas ginecológicos. Em infusão para inflamações crónicas (do estômago e intestinos), protegem as paredes do cólon e do estômago, criando uma camada protectora. Também ajudam em casos de expectoração. No seu livro, a Fernanda sugere bochechos com infusão de malvas para abcessos e aftas.
Rosa canina – os frutos da roseira-brava, rosa mosqueta ou rosa canina têm o nome de cinórrodo é são uma fonte de vitamina C. O óleo é excelente para os cuidados de pele.
As folhas das silvas são adstringentes e fortalecem os intestinos sendo úteis em caso de diarreia.
A Fernanda mostrou-nos o rosmaninho (Lavandula stoechas) e o alecrim (Rosmarinus offinalis) referindo que muitas pessoas confundem essas duas plantas. No entanto, estas pertencem a géneros diferentes sendo que o rosmaninho é um tipo de lavanda/alfazema. O alecrim ajuda a melhorar a circulação e é muito útil nos cuidados capilares (para combater a queda de cabelo e a caspa; no seu livro, a Fernanda sugere enxaguar o cabelo com uma infusão de alecrim).
A Fernanda referiu que é muito comum chamar verbena à Lúcia Lima (Lippia citriodora), no entanto, são duas plantas com características e utilizações diferentes. Os franceses chamam à lúcia lima verbaine citronée e os ingleses lemon verbena, em Portugal é também conhecida como limonete bela-luísa ou erva-luísa. Esta planta tem propriedades calmantes, e é hipotensora (ajuda a baixar a tensão arterial).
O espinheiro alvar ajuda a regular e equilibrar a tensão arterial.
A Salva é um bom regulador hormonal sobretudo na menopausa. A salva e o óleo de onagra estão entre os “melhores remédios para controlar os afrontamentos e os suores nocturnos”. Ajuda a processar as gorduras. “Em forma de infusão misturada com calêndula ou macerada em vinagre de cidra, pode ser utilizada em gargarejos contra as amigdalites, faringites e úlceras da boca” (fonte)
O Tomilho é um excelente antiviral, antisséptico e antibiótico, “o seu composto timol entra na composição de muitos xaropes de tosse”. No seu livro, a Fernanda aconselha inalações de eucalipto ou tomilho em caso de bronquite. É também útil em caso de infecções urinárias.
Os Óregãos são um bom antisséptico.
(As imagens das plantas foram retiradas do blog da Fernanda Botelho que poderão consultar aqui)
Comentarios