A chegada da estação das flores e dos dias quentes, com mais Sol, requerem alguns cuidados de proteção que nos ajudem a usufruir de todos os benefícios sem comprometer a saúde e o bem-estar. Proteger passa por assegurar que o nosso organismo está suficientemente forte e em condições de se adaptar às mudanças trazidas pela nova estação. Assim, procura incluir todos ou alguns destes cuidados no teu dia a dia.
Proteger o corpo
A chegada da primavera significa, para muitas pessoas, o(re)aparecimento ou agravamento das alergias. A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunitário à presença de um agente estranho (como por exemplo o pólen), que faz com que o organismo reaja produzindo um composto inflamatório que provoca a congestão e a lacrimação.
Assim, proteger o corpo deve ser, também, um ritual de cuidado realizado de dentro para fora. Por isso, o primeiro passo deve ser fortalecer o organismo para minimizar o impacto que alguns destes sintomas podem ter no nosso dia a dia.
As infusões de equinácea podem ser uma boa ajuda para quem se debate com as alergias, já que os seus componentes permitem estimular e reforçar o sistema imunitário. Já as folhas de urtiga têm propriedades antialérgicas e ajudam a diminuir os sintomas das alergias.
A limpeza das narinas com soluções de lavagem também pode ajudar a prevenir/reduzir os sintomas ou, então, opta por utilizar um spray nasal descongestionante à base de óleos essenciais.
Proteger a pele
A proteção da pele deve ser um hábito diário durante todo o ano, mas que necessita de ser reforçado nas estações mais quentes, já que o bom tempo convida a mais atividades ao ar livre e, assim, a mais exposição aos raios solares, às picadas dos insetos,…
Deixamos-te algumas sugestões para aproveitares o ar livre ao máximo, sabendo que a tua pele está protegida.
O uso de um protetor solar, com protecção de largo espectro UVA & UVB, para uma exposição solar segura que não agrida a pele. Aproveitas, assim, os seus benefícios sem qualquer contrapartida.
Aumenta o consumo de vitamina C, um poderoso antioxidante, que combate a ação dos radicais livres formados pela radiação solar. Encontras grandes quantidades desta vitamina nos legumes e em frutas, principalmente laranja, frutos vermelhos, acerola, etc. Aumenta o seu consumo com smoothies, sumos e infusões.
Utiliza um óleo ou spray repelente no corpo para evitar as picadas de insetos durante as atividades ao ar livre ou, então, podes fazer o teu próprio spray repelente natural para levares sempre contigo. Encontras uma receita aqui.
Certas plantas têm componentes repelentes, como por exemplo, a hortelã-pimenta, a citronela, a alfazema... Poderás adicionar algumas gotas de óleo essencial de alfazema ou citronela a pedaços de algodão e espalhar pela casa ou pendurar raminhos destas ervas em diferentes locais da casa. Usar uma vela de citronela 100% natural e bio. A difusão de óleos essenciais repelentes também é uma boa opção.
Imagem de Josh Blanton, retirada de Unsplash
Comments