Dr. Bronner Magic Soaps, uma empresa familiar com sede na Califórnia é a marca mais vendida de sabonetes naturais dos Estados Unidos da América. Os sabonetes sólidos e líquidos, as loções e os bálsamos são elaborados com matérias-primas de agricultura biológica e de comércio justo.
Desde a fundação da empresa, em 1948, que o Dr. Bronner fez da responsabilidade e ativismo social a sua missão. Esta empresa começou a utilizar ingredientes biológicos em 2000 com o objectivo de apoiar uma agricultura sustentável e sem recurso a químicos de síntese. Posteriormente, David e Mike Bronner (3ª geração), que gerem actualmente a empresa, decidiram, ter um papel mais activo na gestão das matérias-primas – e nos impactos sociais e ambientais decorrentes – e rapidamente se aperceberam de que as condições ambientais, sociais e de trabalho no terreno não eram transparentes e de que a certificação biológica não era equivalente a condições justas de trabalho.
Em 2005, a empresa Dr. Bronner comprometeu-se a comprar as suas matérias-primas principais a projectos com certificação biológica e de comércio justo (FTO) – incluindo óleo de coco e de palma, azeite e outros ingredientes. O objectivo era dar à empresa e aos seus clientes transparência ao longo da cadeia de produção e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo nas comunidades desses países. No entanto, nessa altura, nenhuma dessas matérias-primas era comercializada como FTO. Desta forma, a empresa Dr. Bronner decidiu iniciar a sua própria produção de matérias-primas, trabalhando com pequenos agricultores e/ou projectos parceiros que partilhassem a sua visão (o que exigiu um grande comprometimento de recursos e muita “aprendizagem no trabalho”). Desde 2006, a empresa Dr. Bronner fundou 3 projectos comerciais FTO, um no Sri Lanka, outro no Gana e outro no Quénia, todos geridos por empresas irmãs locais (Serendipol, Serendipalm e SerendiKenya). Em cada um desses projectos, descobrir o local ideal e, mais importante, encontrar parceiros motivados e de confiança, trouxe consigo um forte elemento de serendipidade, o que se reflectiu nos nomes escolhidos para cada empresa local e para a organização Serendiworld.
Todos os projectos Serendiworld são frequentemente inspeccionados e têm certificação biológica de acordo com as normas americanas e europeias, e de comércio justo pelo programa Fair for Life.
A empresa Dr. Bronner além de adquirir matérias-primas FTO das empresas Serendiworld, também apoia e trabalha em estreita colaboração com outros projectos FTO, tal como Canaan Fair Trade e CADO. Essas parcerias, juntamente com a venda das matérias-primas dos projectos Serendiworls a outras empresas com os mesmos ideais, ajudou a construir uma rede global crescente de empresas FTO.
Os projectos Serendiworld têm tido diversos impactos significativos:
Demonstraram que é possível produzir matérias-primas tropicais de uma forma justa e sustentável – e o seu exemplo têm encontrado seguidores.
Converteram os pequenos agricultores à agricultura biológica e ao fornecer adubos orgânicos (compostagem) ajudaram a melhorar a fertilidade do solo e o teor de nutrientes, aumentando a produtividade o que se tem traduzido num aumento dos rendimentos para os agricultores. As práticas de comércio justo e de agricultura biológica não são mutuamente exclusivas, pelo contrário, cada uma reforça a outra.
Oferecem a oportunidade aos funcionários de ganhar a vida num ambiente seguro e decente que permite a participação, o desenvolvimento pessoal e a cooperação com respeito.
Cada projecto mantém um “Fundo de Comércio Justo” financiado pelas vendas a clientes como Dr. Bronner e outras marcas que partilham os mesmos valores e filosofia. Os 3 projectos juntos angariam cerca de US $ 350.000 por ano para apoiar projectos de desenvolvimento das comunidades locais. A comissão de Comércio Justo composta por todas as partes interessadas – agricultores, trabalhadores, agentes agrícolas e gestores – decide em conjunto sobre a melhor forma de investir esses fundos. Algumas áreas de investimento incluíram cuidados de saúde (equipamentos para os hospitais, centros para os enfermeiros), educação ( material escolar e instalações), infra-estruturas (abastecimento de água potável, ligações de electricidade, remediação ambiental e sanitários públicos), e do bem-estar dos trabalhadores (subsídios de melhoria de casa, livros e materiais). Os projectos de Comércio Justo provaram ser ferramentas eficazes para o “empowerment” das comunidades, uma vez que permitem o planeamento e a execução de projectos para os quais não há, de outra forma, fundos disponíveis.
Criaram postos de trabalho – dois destes projectos são o maior empregador local. Também resultaram no desenvolvimento de redes de subcontratação (eletricistas, carpinteiros, etc.) estimulando ainda mais a criação de emprego e desenvolvimento de pequenos negócios.
Finalmente, a experiência tem mostrado que criar e desenvolver projetos FTO, com um compromisso com a justiça e desenvolvimento da comunidade, equivale a uma boa gestão.
(Créditos imagens: Dr. Bronner)
O documentário “uma viagem a Serendipol” mostra o desenvolvimento da empresa Serendipol no Sri Lanka, principal fonte mundial de óleo de coco biológico e de comércio justo, o principal ingrediente dos sabonetes da Dr. Bronner. Oiçam alguns dos 1200 agricultores biológicos & 300 colaboradores que cultivam e processam cocos para a fábrica da Serendipol em Kuliyapitiya, falar sobe o impacto do projeto no desenvolvimento da comunidade local.
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