top of page
Foto do escritorCatarina Sotero

Ayurveda: uma introdução e algumas dicas


Ayurveda_circulobio (1)

(Créditos imagem: Absolute Aromas)

A ayurveda (termo sânscrito: Ayur = vida, Veda= conhecimento) é um sistema holístico antigo de medicina natural que surgiu na Índia para promover a saúde e a longevidade. É igualmente uma filosofia e arte de viver que nos guia em direcção a uma vida mais saudável, promovendo o equilíbrio. “0 objectivo principal da Ayurveda é a manutenção do equilíbrio, sendo o objectivo secundário reequilibrar aquilo que se descontrolou, para que seja mantido em equilíbrio” (2).

De acordo com a Ayurveda existem 5 elementos que formam o universo interior e exterior: éter ou espaço, ar, fogo, água e terra. Estes 5 elementos manifestam-se no corpo humano como 3 padrões primários de energia, os doshas. Estes estão presentes em todas as células, tecidos, órgãos e governam todas as funções biológicas e psicológicas. Os três doshas são: Vata (uma combinação de ar e éter) frio seco e leve, é a força que controla os movimentos, regula o sistema nervoso e supervisiona a eliminação; Pitta (uma combinação fogo e água) quente e intenso, é a força que controla a nossa digestão e metabolismo; Kapha (uma combinação água e terra) frio, pesado, é a força protectora que governa a estabilidade, estrutura e lubrificação. Os problemas de saúde surgem quando existe um desequilíbrio nos doshas (conhecido por vikriti).

Apesar de nascermos com os 3 doshas, estes apresentam-se de forma diferente em cada um de nós e é esta combinação única que faz de nós o que somos. Tipicamente cada pessoa tem um dosha dominante que forma a sua constituição básica ou prakriti. Algumas pessoas são vatapitta ou kapha outras são vata-pitta ou pitta-kapha (a qualidade dominante é enumerada em primeiro lugar). Mais raro, mas igualmente possível é a constituição vata-pitta-kapha.

 

VATA

Qualidades: frio, leve, móvel, seco, subtil, áspero

Funções: responsável por todos os movimentos corporais: respiração, circulação sanguínea, regulação do sistema nervoso e imunitário. Move o diafragma, os músculos e os membros; estimula o intelecto.

Características físicas: os indivíduos vata são normalmente magros e têm dificuldade em aumentar de peso. Sofrem com o frio e queixam-se frequentemente de má circulação. Têm frequentemente dificuldade em adormecer ou acordam frequentemente.

Características emocionais: os vata são dinâmicos por natureza, movem-se como o vento, adoram mudanças e são muito impulsivos. Quando estão em equilíbrio são também criativos, transbordam de ideias e inspirações.

VATA em equilíbrio: movimentos confortáveis, respiração regular, apetite consistente, função intestinal normal, entusiasmo, desejo saudável, boa energia, mente calma e criatividade

VATA em desequilíbrio (em excesso): perda de peso, dores ou espasmos, dormência, desidratação, edema, digestão irregular, insónia. (Escasso): lento e preguiçoso, pode tornar-se cada vez mais medroso, ansioso, solitário e deprimido. Mais tarde na vida pode trazer doenças como osteoporose e artrite. Pele e cabelo muito seco e áspero.

Factores que desequilibram VATA: Rotina diária e comidas irregulares, acordar tarde, clima frio e seco, trabalho mental excessivo, viagens, comidas demasiado adstringentes, picantes ou amargas

Como equilibrar VATA: trazendo mais calor, estabilidade e “terra” para a sua vida: mantendo-se quente, mantendo um padrão de sono regular, e aproveitando alimentos e especiarias “terra.  Manter o contacto com a água (dar passeios pelo rio ou à beira mar); ver o nascer do sol; jardinagem; banhos aromáticos com óleos essenciais como o de limão ou gerânio; massagens suaves com óleo se sésamo e óleos doces e quentes; meditação…

Cuidados de pele para VATA (pele seca)*:  Para limpar: 1 colher de chá de farinha de amêndoa+ 1/2 colher de chá de leite em pó + 1 pitada de açúcar. Conservar num frasco para especiarias. Fazer uma pasta com 1/4 colher de chá da mistura + água quente. Aplicar a pasta no rosto e pescoço e fazer uma massagem suave durante 1 minuto. Não esfregar. Enxaguar com água morna. Não secar. Caso a sua pele seja muito seca, limpar o rosto com a seguinte mistura: 1 colher de sopa de creme gordo + 2 gotas de sumo de limão. Máscara facial: polpa de banana ou abacate. Aplicar a polpa de fruto no rosto e pescoço, uma vez por semana depois de limpar a pele. Permanecer deitada com as pernas levantadas e encostadas a uma parede durante 10-15 minutos (para aumentar o fluxo sanguíneo no rosto). Enxaguar com água, nutrir e hidratar. Para nutrir:  30 ml de óleo de sésamo + 10 gotas  de óleo essencial de gerânio + 5 de óleo essencial de neroli e de limão. Conservar num frasco de vidro de cor âmbar com conta gotas. Misturar 3 gotas deste óleo com 6 gotas de água. Aplicar na pele molhada com uma massagem suave (durante 1 minuto ou até a pele absorver os óleos). Para Hidratar: Derreter ~42 gr de manteiga de cacau em banho maria. Adicionar ~118 ml de óleo de abacate. Retirar do calor. Utilizando uma pipeta adicione ~29 ml de chá de laranja, uma gota de cada vez, mexendo sempre. Deixar arrefecer um pouco e juntar 3-4 gotas de óleo essencial de gerânio e de rosas. Aplicar no rosto e no pescoço conforme necessário. Não massajar.

óleos essenciaisgerânio, gengibre, laranja doce, limão, casca de canela, neroli

Hidrolatos: Flor de laranjeira

 

PITTA

Qualidades: quente, intenso,

Funções: a função primária é mudança, transformação: controla o batimento cardíaco, nível hormonal, temperatura corporal, percepção visual, a fome e a sede, qualidade da pele. É também responsável pela função do fígado e a secrecção da bílis e digestão.

Características físicas: As pessoas pitta são bem constituídas, altura e peso medianos, forma corporal atlética. Pele delicada, coram com facilidade e queimam facilmente ao sol. Geralmente ficam com os cabelos brancos precocemente. Normalmente adormecem sem dificuldade.

Características emocionais: vitalidade, charmosos e carismáticos, gostam de atenção. São dinâmicos, perspicazes, bons oradores e decisores.

PITTA em equilíbrio: apetite e sede saudáveis, produção de hormonas e enzimas equilibrada, inteligência, coragem, flexibilidade, uma pele brilhante e visão forte

PITTA em desequilíbrio: aversão ao calor, problemas cutâneos (pele irritada), envelhecimento prematuro, queda de cabelo, mau funcionamento digestivo e tendência à diarreia.

Factores que desequilibram PITTA: demasiado calor ou sol, álcool e tabaco, demasiada actividade, comidas demasiado picantes, salgadas ou ácidas ou saltar refeições, pressão relacionada com prazos

Como equilibrar PITTA: não saltar refeições, favorecer comidas frias, passar algum tempo a rir todos os dias, estar em contacto com a natureza (dar passeios em parques e jardins); ouvir o chilrear dos pássaros; nadar num rio; fazer massagens com óleos refrescantes; Passear ao luar;

Cuidados de pele para PITTA (pele sensível):  Para limpar: 1 colher de chá de farinha de amêndoa + 1/2 colher de chá de casca de laranja ralada + 1/2 colher de chá de leite em pó. Conservar num frasco para especiarias. Fazer uma pasta com 1/4 colher de chá da mistura + hidrolato de rosas. Aplicar a pasta no rosto e pescoço e fazer uma massagem suave durante 1 minuto. Não esfregar. Enxaguar com água fresca. Não secar. Caso a sua pele seja muito sensível, utilize esta mistura apenas uma vez por dia antes de ir dormir. Máscara facial: polpa de banana ou ananás. Aplicar a polpa de fruto no rosto e pescoço, uma vez por semana depois de limpar a pele. Permanecer deitada com as pernas levantadas e encostadas a uma parede durante 10-15 minutos (para aumentar o fluxo sanguíneo no rosto). Enxaguar com água, nutrir e hidratar. Para nutrir: Misturar 30 ml de óleo de amêndoas doces com 10 gotas  de óleo de rosa e de óleo de sândalo. Conservar num frasco de vidro de cor âmbar com conta gotas. Misturar 2-3 gotas desse óleo com 4-6 gotas de água. Aplicar na pele molhada com uma massagem suave (1 minuto). Para Hidratar: Derreter ~28 gr de manteiga de cacau em banho maria. Adicionar ~89 ml de óleo de girassol. Retirar do calor. Utilizando uma pipeta adicionar ~59 ml de chá de rosas, uma gota de cada vez, mexendo sempre. Deixar arrefecer um pouco e juntar 5-6 gotas de óleo essencial de sândalo. Aplicar no rosto e no pescoço. Não massajar.

óleos essenciaissândalo, ylang ylang, rosa, camomila,

Hidrolatos: camomila, rosas

 

KAPHA

Qualidades: frio, molhado, pesado, sólido, lento

Funções: armazenar a energia que o vata trouxe para o corpo e que o pitta gere. A sua natureza coesiva oferece estabilidade ao corpo enquanto as suas qualidades fluídas lubrificam os órgãos.

Características físicas: As pessoas kapha têm normalmente uma estrutura corporal grande. Têm excelente resistência e dormem tranquilamente.

Características emocionais: são pessoas descontraídas, estáveis. Apreciam a vida e gostam de rotinas.

KAPHA em equilíbrio: estáveis, afectuosos, compassivos, relaxados

Factores que desequilibram KAPHA: dormir demasiado, comer demasiado, pouco movimento, clima frio e húmido, comidas demasiado pesadas, gordas, doces, ácidas ou salgadas.

KAPHA em desequilíbrio: (excesso) tosse húmida, estagnação, congestão, digestão muito lenta, desejo excessivo de dormir, alergias, pele oleosa, excesso de peso. Outros problemas: colesterol alto, obesidade. Teimosia, dificuldade em deixar pessoas e trabalhos que não se adequam….

Como equilibrar KAPHA: equilibrar as qualidades densas e pesadas do kapha, ou seja, aumentar os movimentos, introduzir actividade mais estimulantes na sua rotina, manter-se quente e evitar a humidade, limpar e dar coisas que já não vai usar novamente. Caminhadas na montanha; Ver o pôr do sol; Dançar; massagens vigorosas, secas ou com óleo de cártamo e uma pitada de açafrão; jogar jogos e praticar desporto;

Cuidados de pele para KAPHA (pele oleosa)*:  Para limpar: 1 colher de chá de farinha de cevada+ 1 colher de chá de casca de limão + 1/2 colher de chá de leite em pó. Conservar num frasco para especiarias. Fazer uma pasta com 1/4 colher de chá da mistura + água morna. Aplicar a pasta no rosto e pescoço e fazer uma massagem suave durante 1 minuto. Não esfregar. Enxaguar com água morna. Não secar. Não utilizar sabonetes ou adstringentes com álcool. Caso tenha acne, limpar primeiro com a seguinte pasta: 1/4 colher de chá de pó de neem + 1 pitada de açúcar + água. Máscara facial: polpa de morango ou papaia. Aplicar a polpa de fruto no rosto e pescoço, uma vez por semana depois de limpar a pele. Permanecer deitada com as pernas levantadas e encostadas a uma parede durante 10-15 minutos (para aumentar o fluxo sanguíneo no rosto). Enxaguar com água, nutrir e hidratar. Para nutrir:  30 ml de óleo de girassol + 10 gotas  de óleo essencial de alfazema + 5 de óleo essencial de bergamota e de salva esclareia. Conservar num frasco de vidro de cor âmbar com conta gotas. Misturar 2 gotas desse óleo acima com 4 gotas de água. Aplicar na pele molhada com uma massagem suave (durante 1 minuto ou até a pele absorver os óleos). Para Hidratar: Derreter ~28 gr de manteiga de cacau em banho maria. Adicionar ~89 ml de óleo de amêndoa, cártamo ou canola. Retirar do calor. Utilizando uma pipeta adicione ~59 ml de chá de alecrim ou manjericão, uma gota de cada vez, mexendo sempre. Deixar arrefecer um pouco e juntar 1 gota de óleo essencial de cânfora + 2 gotas de óleo essencial de bergamota e 3 gotas de óleo essencial de alfazema. Aplicar no rosto e no pescoço conforme necessário. Não massajar.

Hidrolatos: hamamélia, árvore do chá

 

Para saberem qual é a vossa constituição básica poderão preencher um questionário no site da pukka. Notem que este questionário apenas fornece uma indicação de qual será a vossa constituição, se estiverem interessados em saber mais contactem um terapeuta ayurvédico.

Fontes consultadas

(1) Angela Hope-Murray & Tony Pickup, A cura pelo Ayurveda, p.30

(2)* Raichur, Pratima & Cohn Marian, Absolute Beauty: radiant skin and inner harmony through the ancient secrets of ayurveda

(3) Sebastian Pole, vários artigos do site da Pukka

(4) Sol vallejo, Ayur-veda: encuentra tu equilibrio

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia no Verão

Os óleos essenciais são muito úteis para levares contigo nas férias ou para utilizares nestes meses de calor. Estes podem ser utilizados...

Comments


bottom of page