top of page
Foto do escritorCatarina Sotero

Alergias de primavera: dicas para ajudar a aliviar os sintomas


Com a chegada da primavera os jardins começam a despertar, as flores abrem-se e libertam o seu perfume delicioso e o sol convida-nos a sair e a fazer actividades ao ar livre. Para algumas pessoas é uma época mágica, para outras significa o aparecimento ou o agravamento das alergias devido, entre outras coisas, ao aumento da concentração de pólenes no ar. A alergia é uma resposta exagerado do sistema imunitário à presença de um agente estranho (como por exemplo o pólen). O organismo reage produzindo um composto inflamatório que provoca a congestão e lacrimação. Assim surgem, espirros, pingo e comichão no nariz, olhos vermelhos…

Algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas das alergias de primavera

  1. Infusões

Urtiga e sabugueiro* –As folhas de urtiga têm propriedades antialérgicas e ajudam a diminuir os sintomas das alergias. As flores de sabugueiro ajudam a reduzir a inflamação e têm um efeito descongestionante. 2 a 3 chávenas por dia.

Gengibre e hortelã-pimenta – têm um efeito descongestionante. Pode beber até 4 chávenas por dia.

  1. Soluções nasais de lavagem ou descongestionantes nasais

A limpeza das narinas com soluções de lavagem também pode ajudar a reduzir os sintomas ou a utilização de um spray nasal descongestionante à base de óleos essenciais.

  1. Óleos essenciais

Utilizados em inalação e em difusão: alfazema, eucalipto, camomila. Pode colocar uma pequena quantidade de óleo essencial num lenço ou bola de algodão e inalar sempre que sentir necessidade ou fazer inalações de vapor. A aplicação de massagens também pode ser benéfica. Mistura para difusão: eucalipto, hortelã-pimenta e limão (tem um efeito descongestionante e ajuda a aliviar a dor de cabeça). Coloque algumas gotas no seu difusor (de acordo com as instruções do mesmo).

  1. Alimentação

Os lacticínios, os amidos refinados e o açúcar que tendem a estimular a produção de muco, devem ser reduzidos ao mínimo ou eliminados por completo.

  1. Hidrolatos ou águas florais

Para os olhos irritados e vermelhos, as compressas de água de rosas proporcionam um grande alivio.

Receita de um Remédio caseiro para alergias sazonais*

Vai precisar de

  1. 1 chávena de bicarbonato de sódio

  2. Algumas colheres de chá de água

  3. Óleos essenciais –eucaliptohortelã-pimentaalecrimlimão, ou uma combinação destes. Podem adicionar também o óleo essencial de alfazema que ajuda a relaxar

Procedimento

  1. Pré-aquecer o forno a 176º

  2. A quantidade de água não é exacta porque dependerá da humidade. Colocar o bicarbonato de sódio num recipiente e adicionar uma pequena quantidade de água. Mexer bem e adicionar mais um bocadinho de água. Continuar a fazer isto até que a mistura fique com a consistência ideal (a mistura fica homogénea e mantém-se unida ao apertar)

  3. Colocar em pequenas formas e levar ao forno pré-aquecido (15-20 minutos)

  4. Retirar do forno e deixar arrefecer

  5. Adicionar os óleos essenciais, uma gota de cada vez e pouca quantidade

  6. Retirar das formas e guardar num frasco

Como utilizar

Colocar um “bloco” na base do chuveiro durante o banho. O “bloco” dissolver-se-á e os óleos essenciais serão libertado e difundidos através do vapor, ajudando a limpar a congestão. Tomar banho ao fim do dia também ajuda a eliminar o pó e o pólen.

*O xarope de sabugueiro também ajuda a promover a saúde sazonal.

Nota: Esta informação destina-se a fins educacionais e não substitui, de forma alguma, aconselhamento com um profissional de saúde.

Fontes consultadas

Andrew Chevallier, enciclopédia de plantas medicinais

O poder curativo das vitaminas e dos minerais

Patricia Davis, Aromaterapia

*Receita  retirado do site da Herbal Academy of New England

Créditos imagem | Sebastian Smit

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aromaterapia no Verão

Os óleos essenciais são muito úteis para levares contigo nas férias ou para utilizares nestes meses de calor. Estes podem ser utilizados...

Комментарии


bottom of page