Viver uma vida mais saudável também equivale a viver uma vida mais ecológica, verde e sustentável, substituindo os produtos convencionais e com toxinas nocivas (para nós e para o ambiente) por produtos ecológicos. O ideal será escolher produtos que utilizam matérias-primas saudáveis, sustentáveis e sempre que possível cultivadas em modo de produção biológico. Os produtos “verdes” são produzidos com o menor impacto ambiental possível, as embalagens ou materiais utilizados são geralmente biodegradáveis ou recicláveis.
Hoje partilhamos consigo 10 produtos amigos do ambiente:
1 – Esponja Konjac : elaborada a partir da raiz da planta perene Konjac Amorphhophallus konjak nativa da ásia que cresce de forma espontânea em locais de alta altitude. É 100% biodegradável, sustentável e não contém corantes ou aditivos. A estrutura das fibras vegetais Konjac ajuda a estimular a circulação sanguínea e promove a renovação celular. Esta esponja (feita à mão com o menor impacto ambiental possível, saiba mais aqui) é adequada para a pele sensível e pode ser utilizada para limpar a pele em profundidade e para fazer uma esfoliação suave. Como não é necessário utilizar produtos de limpeza adicionais, além de poupar dinheiro poupa também o ambiente.
2 – Luffa – também conhecida como Esponja-Vegetal, é uma planta trepadeira anual. O fruto desta planta fornece uma esponja fibrosa que pode ser utilizada na higiene pessoal e na limpeza da casa.
3 – Escova de dentes ecológica para crianças e copo : o cabo ergonómico é feito de amido de milho 100% biodegradável por isso pode ser adicionado à compostagem. Se preferir reutilizar, que tal aproveitar os cabos para fazer letreiros para os seus vasos de ervas aromáticas (exemplo)? O copo é feito com bambu e casca de arroz e também é biodegradável. Pode ser utilizado para arrumar a escova de dentes e para beber água. Mais tarde podem usá-lo como vaso, por exemplo.
4 – Nozes saponárias: A casca das nozes saponárias contém saponina (propriedades bactericidas) que ao entrar em contacto com a água se dissolve e cuja acção é semelhante à do sabão. São multi-usos pois podem ser utilizadas para lavar a roupa, a louça e até como champô e gel de banho. Não poluem a água nem o ambiente e são biodegradáveis (podem ser reutilizadas como fertilizantes nos vasos e canteiros). Já falamos sobre estas nozes aqui.
5 – Sabonetes 18 em 1: estes sabonetes com ingredientes bio e de comércio justo são muito versáteis (podem ser utilizados como champô, gel de banho, para a limpeza de superfícies ou para fazer produtos de limpeza, etc). Como são multi-usos evita ter de comprar vários produtos e além disso os ingredientes utilizados são suaves para si e para o ambiente. São acondicionados em embalagens recicladas que podem ser aproveitadas para fazer vasos (exemplo 1, outros exemplos).
6 – Copo menstrual: um produto ecológico para a higiene íntima feminina. Trata-se de um copo de silicone para utilizar (e reutilizar) durante o período menstrual. A sua utilização tem benefícios ao nível da saúde, ambiente e económicos: o silicone é hipoalergénico e aprovado pela FDA, não contém latex, químicos, gel absorvente ou agentes branqueadores; ecológico e económico: com a devida manutenção pode ser utilizado durante anos – poupamos dinheiro e o ambiente.
7 – Discos Desmaquilhantes Reutilizáveis em Algodão Bio – estes discos 100% algodão biológico, são macios e suaves. Podem ser utilizados para remover a maquilhagem ou para limpar o rosto. Depois de usados podem ser lavados na máquina. Uma alternativa mais ecológica e mais saudável para a limpeza da pele.
8 – Sacos reutilizáveis em algodão bio – para transportarem ou armazenarem alimentos são feitos na índia em pequenas empresas com garantias sociais, o algodão tem certificação biológica e a empresa responsável pela marca aderiu a um programa chamado “zero CO2” em que tenta reduzir e compensar as emissões de CO2.
9 – Escova para a loiça – em madeira de faia não tratada , com cerdas de fibras de agave e cabeça redonda substituível.
10 – Grow Pencil – um lápis aromático com sementes que “quando for pequeno” quer ser uma planta! Este lápis utiliza-se para escrever, e no final, em vez de se deitar fora, enterra-se num vaso, rega-se e nasce uma erva aromática ou uma flor comestível.
Comentarios