Sabes a diferença entre um óleo vegetal e um e óleo essencial?
O óleo vegetal é um corpo gordo obtido por pressão a frio de um oleaginoso ou por maceração. Por sua vez, o óleo essencial é um corpo muito mais complexo. Trata-se da “essência” de uma planta aromática obtida por destilação a vapor de água. As moléculas contidas nos óleos essenciais não têm nada em comum com a composição bioquímica dos óleos vegetais. No entanto são ambos lipofílicos, misturando-se na perfeição.
É frequentemente aconselhado diluir os óleos essenciais em óleos vegetais para obter sinergias aromáticas eficazes. Poderás escolher o óleo vegetal que melhor se adequa ao teu problema/tipo de pele ou poderás escolher uma base neutra para fazer um óleo de massagem personalizado.
Para uma utilização em cosmética, deve diluir-se entre 1 a 3% de óleos essenciais no óleo vegetal.
Como reconhecer um óleo vegetal de qualidade?
Deverá ser de primeira pressão a frio: trata-se de um modo de extracção exclusivamente mecânico a baixa temperatura, preservando assim todo o teor em ácidos gordos essenciais e antioxidantes naturais. A primeira extracção designada “primeira pressão” produz um “sumo de fruta” oleaginoso puro e autêntico.
Os óleos vegetais com certificação biológica são apenas obtidos por expressão mecânica a frio, provêm de produções agrícolas isentas de produtos químicos de síntese, e cujas culturas estão localizadas em áreas protegidas contra as contaminações exteriores.
Encontras esta e outras informações interessantes no livro “Óleos Vegetais e os seus benefícios para a saúde e beleza: mais de 50 receitas práticas” da Pranarôm. Recebe o teu livro grátis na compra de 3 óleos vegetais da marca Pranarôm.
imagem: créditos: @pranarom_es
Comments