É um dos óleos essenciais indispensáveis na “farmácia” familiar. É especialmente adequado para os problemas digestivos (náuseas, indigestão, cinetose).
A sua acção dinamizadora é igualmente apreciada: uma simples inalação estimulará a sua concentração.
Na fricção cutânea, beneficia-se do seu efeito frio e analgésico no caso de enxaquecas, golpes, dores musculares e articulares.
Possui igualmente uma super acção anticatarral e descongestionante em constipações e rinites.
Algumas Sugestões de utilização:
Massagem conforto digestivo – dilua 1 gota de óleo essencial biológico de hortelã-pimenta em 5 ml de óleo de amêndoas doces (faça uma massagem na barriga no sentido dos ponteiros do relógio).
Banho de pés refrescante – adicione 4 gotas de óleo essencial biológico de hortelã-pimenta a uma bacia de água morna e mergulhe os pés.
Fadiga: diluir uma gota deste óleo num óleo vegetal suave e aplicar na testa (evitando a proximidade aos olhos) ajudar-te-á a elevar os níveis de energia.
Também é um bom repelente de insectos: utiliza-o no teu difusor. Podes igualmente adicionar 10 gotas a um frasco vaporizador com uma colher de glicerina, encher com água, agitar bem e borrifar na sala, no local onde os animais dormem, etc. (evita vaporizar a madeira polida, pode causar branqueamento dos tecidos).
Receitas de cosmética com este óleo essencial:
Este óleo essencial faz parte do roll on cabeça pesada da Pranarôm que ajuda a acalmar a sensação de cabeça pesada e as tensões ao nível das têmporas, da testa e da nuca e da solução defesas naturais que ajuda a reforçar as defesas do organismo.
Precauções: evitar o uso em qualquer pessoa com convulsões ou crises de epilepsia
Bibliografia: Aromaterapia pura e simples, o meu guia essencial por uma farmácia natural
Imagem: @pranarom_fr
Comments